Mais uma vez a praia de São Tomé de Paripe, no Subúrbio de Salvador, foi um dos locais escolhidos para abrigar o Projeto Anjinhos da Praia, promovido pelo Corpo de Bombeiros. A ação, que teve início nesta segunda-feira (13), abrange dança, música, noções de salvamento aquático, meio ambiente, primeiros socorros e ética e cidadania.
“Aqui eles aprendem um pouco sobre cidadania e como se comportar no meio líquido. Querendo com isso diminuir e minimizar as ocorrências envolvendo crianças em praias, rios e lagos e também, fazer com que eles saibam como agir em caso de incidentes diversos. Temos aqui uma gama de profissionais como pedagogos e psicólogos e tudo é feito de forma lúdico-pedagogica, pois as crianças precisam se divertir também”, explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Adson Marchesini.
Mãe do participante Marco Luca, a enfermeira Fabiana Souza destacou a importância do projeto. “É muito emocionante estar aqui. Tem proposta de noções de primeiros socorros, salvamento no mar, de estar com essa interação com a natureza, socializando, socializando com outras pessoas e com a equipe do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Estou muito emocionada com esse projeto e espero que ele consiga se perpetuar por muito tempo”.
Após participar do projeto, Isabelle Bomfim, atualmente com 16 anos, voltou para a 6ª edição. “Eu participei da primeira edição e hoje eu estou aqui como voluntária. Quando eu estava no lugar deles eu amava, achava muito interessante. Eu cresci e vi uma oportunidade de trabalhar e ajudar em algo que eu gosto e tem tudo a ver com minha carreira, pois eu quero ser bióloga marinha e tudo relacionado ao mar é muito importante para mim”.
Anjinhos da Praia
Este ano o Projeto Anjinhos da Praia acontece em 10 cidades baianas. Criado em 2017, a iniciativa já atendeu pelo menos 1850 crianças de 7 a 12 anos. Além de Salvador, com bases nas praias de Praia de Piatã e São Tomé de Paripe no interior a ação acontece em Itaparica, Esplanada, Rio Real, Alagoinhas, Mar Grande, Ilhéus, Paulo Afonso, São Desidério e Porto Seguro.