Recém-inaugurado pela Prefeitura de Salvador, o Porto das Sardinhas, em São João do Cabrito, no Subúrbio de Salvador, passará por mudanças de local e estrutura dentro do projeto do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), desenvolvido pelo governo estadual.
O plano para a nova feira de pescados da região foi apresentado nesta semana, quando ordens de serviço foram assinadas pelo governador Jerônimo Rodrigues.
Na ocasião, o início das obras de construção do Mercado São Braz (centro comercial e gastronômico), em Plataforma, e da unidade de beneficiamento de pescados foi autorizado pelo chefe do Executivo baiano.
Conforme destacado, o novo Porto das Sardinhas ficará mais próximo da estação do VLT e terá uma estrutura adequada às normas exigidas pelos órgãos de controle e segurança sanitária para quem trabalha com pesca e coleta de mariscos.
Estrutura do novo Porto das Sardinhas:
- Sala de lavagem de pescados
- Sala de embalagem
- Área de cozimento e defumação
- Câmaras de expedição e armazenamento
- Túnel de congelamento
- Fábrica de gelo
- Sala de embutidos
- Sala de salga
- Administrativo
Renda dos pescadores
“Nesse espaço, a gente vai ter toda a qualificação sanitária necessária para que essas sardinhas possam ingressar em qualquer mercado — seja na merenda escolar ou em um mercado formal, da rede hoteleira, nos melhores restaurantes — trazendo mais renda para essas famílias. Esse produto valorizado vai fazer com que elas ganhem bem mais do que elas atualmente ganham, além da condição de trabalho digna”, destacou ao Portal A Tarde o engenheiro de pesca do Instituto Ori, José Carlos Bezerra.

O carro-chefe do local será o filé de sardinha, mas também a polpa de sardinha, visto como produto inovador a ser comercializado.
A expectativa é que a renda dos pescadores tenha aumento de 60% a partir do novo Porto das Sardinhas. O espaço estará na rota do VLT, visto pelo governo estadual, além de modal de transporte, como atrativo turístico para o Subúrbio.
A previsão é que a construção do Porto das Sardinhas dure um ano, com investimento na faixa de R$ 2 milhões.
Antiga feira: revitalização
O tradicional Porto das Sardinhas passou por requalificação e foi entregue pela prefeitura no dia 16 de abril, na Semana Santa. A feira livre de pescados localizada no São João do Cabrito, no Subúrbio de Salvador, foi adequada às necessidades de comerciantes e consumidores.

A nova estrutura entregue pela gestão municipal comporta cerca de 100 trabalhadores e recebe mais de 3 mil clientes por dia. O espaço é administrado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). A obra incluiu drenagem subterrânea, implantação de cobertura isotérmica, iluminação em LED, construção de boxes e bancadas de concreto, instalação de piso polido, acesso gratuito à internet via wi-fi (saiba mais aqui).