O tradicional Porto das Sardinhas passou por requalificação e foi entregue pela prefeitura nesta quarta-feira (16), na Semana Santa. A feira livre de pescados localizada no São João do Cabrito, no Subúrbio de Salvador, foi adequada às necessidades de comerciantes e consumidores.
A nova estrutura tem capacidade para cerca de 100 trabalhadores e recebe mais de 3 mil clientes por dia. O espaço é administrado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). A obra incluiu drenagem subterrânea, implantação de cobertura isotérmica, iluminação em LED, construção de boxes e bancadas de concreto, instalação de piso polido, acesso gratuito à internet via wi-fi.
Entre as melhorias, também estão a distribuição de kits de proteção individual, presença de equipe fixa de limpeza diária e nova identidade visual, para proporcionar mais conforto, higiene e segurança alimentar para trabalhadores e clientes.

Feira coberta
Também foi realizada a implantação da drenagem subterrânea, que elimina os alagamentos causados pelas chuvas ao direcionar a água diretamente para a área da maré. Além disso, toda a área da feira foi coberta com 300 metros quadrados de cobertura isotérmica, proporcionando um ambiente mais confortável para os profissionais que iniciam suas atividades ainda de madrugada.
A Semop também entregou kits de proteção individual, com aventais, bonés e isopores para armazenamento adequado dos pescados.
Outro avanço importante foi a construção de boxes e bancadas de concreto revestidas, atendendo a cerca de 100 tratadores de peixe. A nova estrutura substitui antigas mesas de madeira, elevando o padrão de higiene e segurança alimentar. O local também recebeu 350 metros quadrados de piso polido, que facilita a limpeza e melhora a circulação de pessoas.

A feira também passou a contar com iluminação em LED, permitindo a realização das atividades com segurança durante a madrugada e o período noturno. Para modernizar e ampliar as possibilidades de venda, a Companhia de Governança Eletrônica (Cogel) instalou wi-fi gratuito para trabalhadores e consumidores.
A Limpurb passa a manter uma equipe fixa de limpeza diária no espaço, com o objetivo de manter o padrão sanitário necessário. O Porto das Sardinhas ganhou ainda nova comunicação visual, contribuindo para a valorização do ambiente e atração de novos consumidores. As informações foram fornecidas pela Prefeitura de Salvador.