Proposta de ‘tarifa zero’ para VLT em Salvador tramita na Alba

O deputado Hilton Coelho (Psol) encaminhou uma indicação ao governador Jerônimo Rodrigues para que o Governo do Estado institua a “tarifa zero” no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador.

No documento, ele sugere a criação de um projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) que estabeleça uma subvenção econômica para isentar integralmente a tarifa do VLT, que atenderá a população do Subúrbio Ferroviário.

O deputado argumentou que a proposta está baseada na necessidade de promover justiça social em uma região historicamente carente. “Com mais de 500 mil habitantes, grande parte vivendo com um salário-mínimo, a área foi fortemente impactada pela extinção do Trem do Subúrbio em 2021, que cobrava uma tarifa de R$ 0,50. Desde então, os moradores foram forçados a arcar com passagens de ônibus dez vezes mais caras, dificultando o acesso ao transporte público”, observou.

Para Hilton, a implantação da “tarifa zero” no VLT seria um passo importante para garantir o direito ao transporte, reduzindo desigualdades e melhorando a mobilidade urbana. Ele cita exemplos de cidades que já adotaram o modelo de gratuidade no transporte público, demonstrando os impactos positivos na inclusão social e no aumento do uso de transportes coletivos.

“A superação do modelo tarifário tradicional é uma realidade em muitos países e cidades no Brasil. A ‘tarifa zero’ representa não apenas uma forma de facilitar o deslocamento da população mais pobre, mas também de tornar as cidades mais sustentáveis e com menos poluição”, defendeu o parlamentar.

Hilton acredita que se a proposta for acolhida, vai trazer alívio financeiro para a população do Subúrbio Ferroviário e promover um transporte público mais acessível e inclusivo. “Dados mostram que a isenção integral de tarifa reintegra pessoas que foram excluídas do transporte coletivo e gera uma cidade melhor. É um caminho possível e necessário”, concluiu ele.

Últimas publicações

Rolar para cima