Parte de um casarão desabou na noite desta terça-feira (26) na Avenida José Joaquim Seabra, a Baixa dos Sapateiros, no Centro Histórico de Salvador. A ocorrência foi registrada na esquina com a Ladeira da Saúde. O imóvel funciona como ponto comercial.
“A priori não há vítimas, trata-se de uma edificação comercial. Os moradores das casas da rua lateral, que são residenciais, já foram evacuados. Os agentes da Sempre já estão tratando de todas as questões relativas ao atendimento e ao abrigamento dessas famílias”, detalhou Sosthenes Macêdo, diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal).
Equipes do 1º Grupamento de Bombeiros Militar (1º GBM), da Defesa Civil de Salvador (Codesal), da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), da Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), da Guarda Civil Municipal (GCM), da Transalvador, da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) e da concessionária Neoenergia Coelba atuam na ocorrência.
“A Secretaria de Manutenção (Seman) já está enviando também maquinário e a Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano), por sua vez, está preparando a operação de demolição das partes soltas do edifício. Nesse momento, estamos aguardando os trabalhos da Coelba para garantir a segurança dos serviços que estão por vir”, completou Sosthenes.
Alertas e acumulados
Em consequência das fortes chuvas, a Codesal emitiu alertas na noite desta terça-feira para as comunidades de Baixa do Cacau, em São Caetano; do Bom Juá; da Vila Picasso, na Capelinha; de Voluntários da Pátria, no Lobato; e do Calabetão. As sirenes foram acionadas nas regiões e os moradores devem dirigir-se para um local seguro, conforme treinamento prévio da Defesa Civil de Salvador.
Nas últimas 72 horas, segundo a Codesal, o acumulado de chuvas foi acima de 150mm, indicando situação de alerta, nas seguintes regiões: Bom Juá (176mm), Calabetão (152mm), Capelinha / Vila Picasso (154mm), Liberdade / Vila Sabiá / Barão Vila da Barra (173mm), Lobato / Voluntários da Pátria (154mm) e São Caetano / Baixa do Cacau (163mm).
As ocorrências devem ser comunicadas à Codesal, que está de plantão 24h, através do número gratuito 199.