A ordem de serviço para a construção do Mercado São Braz, em Plataforma, no Subúrbio de Salvador, foi assinada nesta terça-feira (29). O centro comercial e gastronômico no trecho 1 do VLT – Calçada/Ilha de São João – contará com restaurante, bar, espaços multiusos, áreas de comercialização de pescados e de outros alimentos regionais.
A obra é classificada pelo governo estadual como um marco para o desenvolvimento econômico do Subúrbio.
“Vai ser um ambiente de final de semana para dinamizar a economia”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues durante a cerimônia, que contou com a presença de marisqueiras e pescadores da região.
À frente do projeto, a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), foi autorizada a dar início à construção do equipamento, contemplando também a instalação de quiosques,
calçadão com acesso à praia, mirante e um novo acesso viário.
Mais cedo, o governador autorizou início da reforma da Estação da Calçada.

Unidade de beneficiamento de pescados
Também foi autorizada a construção de uma unidade de beneficiamento de pescados. No local, uma estrutura será adequada às normas exigidas pelos órgãos de controle e segurança sanitária para quem trabalha com pesca e coleta de mariscos.
A unidade produtiva vai contar com salas de lavagem de pescados, embalagem, cozimento e defumação, câmaras de expedição e armazenamento, túnel de congelamento, fábrica de gelo, sala de embutidos, sala de salga e administrativo.
Trecho 2 – Estrada do Derba
Além da autorização para as obras, o governador visitou áreas onde já ocorrem intervenções de terraplenagem, como em uma das passagens do Hospital do Subúrbio, e no trecho que liga a unidade hospitalar à região de Águas Claras. No canteiro próximo à BR-324, ele também acompanhou o andamento da construção de um dos viadutos.