Governador autoriza reforma da Estação da Calçada e destaca roteiro turístico no Subúrbio

O governador Jerônimo Rodrigues assinou nesta terça-feira (29) a ordem de serviço para o início da reforma da Estação da Calçada. Na ocasião, o chefe do Executivo baiano destacou a importância do equipamento para a mobilidade e turismo no Subúrbio de Salvador por meio do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

“É uma obra que valoriza o entorno, vamos ter uma obra muito bonita, um meio de transporte moderno, estações como esta, da Calçada, que também atende quem quer fazer turismo no Subúrbio. Nós faremos um roteiro ainda mais forte para o turismo da região, valorizando também o patrimônio”, afirmou.

Fotos: Feijão Almeida/GOVBA

Marisqueiras e pescadores

Também foram autorizadas nesta manhã as obras para a instalação da unidade de beneficiamento de pescados, destinada a marisqueiras e pescadores, além da implantação do Mercado São Braz, no bairro de Plataforma.

Estação da Calçada

Fundada em 1860, a Estação da Calçada já conectou a capital baiana ao Recôncavo e, agora, será uma das principais estações do trecho 1 do VLT.

A obra de restauração contará com manutenção da estrutura histórica, aberturas na cobertura das plataformas, além da construção de um museu e áreas de lazer e serviços para o cidadão. As antigas plataformas de embarque estão sendo demolidas para abrigar a nova estrutura para partidas e chegadas do VLT.

Fotos: Feijão Almeida/GOVBA

O VLT terá três trechos. Da Calçada até Ilha de São João; de Paripe a Águas Claras, e de Águas Claras à orla de Piatã. No total serão 36,4 quilômetros de percurso, com 34 paradas.

Por meio da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), serão destinados mais de R$ 5 bilhões para o VLT. O sistema terá capacidade de transportar cerca de 100 mil usuários por dia.

Últimas publicações

Rolar para cima