A Prefeitura de Salvador entregou nesta semana a Escola Municipal Radialista Raimundo Varela Freire Júnior, localizada na Rua Arco do Triunfo, no bairro de Rio Sena, no Subúrbio. Equipamento que integra o programa Novo Mané Dendê, a nova unidade é voltada para o Ensino Fundamental I, com capacidade para atender a 1.080 alunos, divididos em dois turnos de aulas.
Com um investimento de R$16,5 milhões, a nova escola ocupa uma área de 3,3 mil metros quadrados e tem quatro andares. São 18 salas de aula climatizadas, quadra coberta, auditório, brinquedoteca, sala de leitura, refeitório, playground, além de espaços multiuso e salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A unidade também se destaca pela acessibilidade total e por soluções sustentáveis, como captação de energia solar e reutilização de água pluvial.
Esta é a segunda escola municipal totalmente nova entregue pela Prefeitura no Subúrbio Ferroviário como parte do Novo Mané Dendê. Em outubro do ano passado, foi inaugurado o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) D. Maria Emília Gadêlha Vianna, também no Rio Sena, com capacidade para 1 mil alunos e investimento de R$16,3 milhões.

O comunicador Raimundo Varela
A escola presta homenagem a Raimundo Varela (1947-2023), um dos mais influentes comunicadores da Bahia. Radialista e apresentador de TV, Varela marcou gerações com sua atuação na imprensa, principalmente no comando do programa Balanço Geral, conhecido pelo tom direto e pela defesa das causas populares.
Durante a inauguração, o prefeito Bruno Reis falou sobre a homenagem. “Sem sombra de dúvidas, o maior comunicador da história da Bahia. Não poderia existir homenagem melhor do que colocar o nome dele numa escola aqui no Subúrbio, onde ele nasceu e viveu. Varela foi, por muito tempo, a voz das pessoas do Subúrbio. Ele chamava a atenção diariamente, seja no rádio, seja na TV, para os problemas que existem nesta região. Ele falava em nome das pessoas que não tinham condições de chegar às autoridades e aos órgãos públicos”, afirmou, conforme informações da Secretaria de Comunicação da gestão municipal.

Para o filho de Raimundo Varela, Gel, a escola simboliza não apenas o compromisso da Prefeitura com a educação, mas também o reconhecimento de uma figura que deixou um legado de impacto na sociedade baiana. “Nossa família é toda de professores, e meu pai também foi um educador através do microfone, porque ele buscava a verdade, a ética e o comportamento mais adequado. Essa escola no Subúrbio, homenageando ele, é uma coisa singular para a nossa família, porque a nossa raiz é suburbana”, disse.