Figura histórica do bairro de Plataforma, no Subúrbio de Salvador, o fotógrafo Jorge de Jesus – que completa 79 anos de idade neste domingo (19) – foi homenageado no início deste mês pelo Coro Sinfônico da Polícia Militar da Bahia.
A apresentação especial, que aconteceu na casa da família, foi marcada por muita emoção e como ele sempre costuma dizer: “Porreta”.
Referência no fotojornalismo baiano, com passagens por A Tarde, Correio, Jornal da Bahia, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo, revistas Placar e Época, além de ser um dos criadores do jornal local O Suburbano, seu Jorge (@jorge_fotografo1945) sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) no final do ano passado. A homenagem musicada pelo coral da PM celebrou sua recuperação.

Fotos: Acervo pessoal
Subúrbio na pauta
Na década de 1960, desbravou o ofício fotográfico no Subúrbio soteropolitano com laboratório na Rua 24 de Outubro e depois na Úrsula Catarino, em Plataforma.
“Essas fotografias antigas de carnaval no bairro, a maioria foi tirada por ele. Os eventos daqui, ele fazia questão de fotografar para divulgar na imprensa e mostrar a importância do Subúrbio. Isso fez com que ele passasse a ser respeitado e receber muito carinho dos moradores. Sempre foi muito presente na comunidade”, lembra orgulhoso o filho George Porciuncula.