O prefeito Bruno Reis participou na sexta-feira (8) do encontro de ministros de Cultura do G20, ocorrido no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, e destacou que o evento “coroa” o atual momento da capital baiana. Durante o fórum, que reúne autoridades das 20 maiores economias do mundo, o gestor lembrou dos investimentos feitos na cidade para a preservação do patrimônio na área cultural.
“Investimos nos últimos anos mais de 300 milhões de dólares na reforma e revitalização de prédios históricos como o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda, além de criarmos mais de 10 equipamentos culturais para a cidade. Somos a capital afro das Américas e, em nenhum momento da história, a cidade teve tantos investimentos nesse segmento. E isso impacta hoje no turismo, na movimentação econômica, geração de emprego e renda”, ressaltou.
Além de um vasto patrimônio arquitetônico, acrescentou Bruno Reis, a capital baiana é reconhecida como um dos maiores centros de produção cultural do país, saindo na vanguarda de movimentos artísticos. Para fomentar esse ecossistema, a Prefeitura também adotou a estratégia de empregar recursos próprios em complemento a verbas de editais federais, provenientes das leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo.
“Somos a única cidade do Brasil que iguala o montante dos recursos que são destinados por essas leis. Portanto, dobramos os investimentos públicos na cultura em diversos editais”, disse o prefeito da capital baiana.
Além disso, novos equipamentos públicos passaram a permitir que agentes culturais pudessem desenvolver ainda mais suas habilidades individuais, como é o caso do Polo de Economia Criativa (Doca 1), que oferece qualificação na área de moda, gastronomia, audiovisual, assim como a Cidade da Música, que também permite que artistas possam desenvolver arranjos e canções em produção de conteúdo cultural.
“Estou animado com o momento em que vive a cultura de Salvador e receber o G20 aqui é para coroar todo esse trabalho que nós fazemos. A partir daqui, o objetivo é impulsionar ainda mais as ações que estão em curso e possibilitar que nós possamos implantar novas iniciativas”, completou Bruno Reis, citando as construções da Escola de Música e Artes e a Sala de Espetáculos Letieres Leite, que serão inauguradas até meados do próximo ano.