O filme baiano “Menarca” será exibido neste mês de maio em unidades da rede pública de ensino e instituições sociais de Salvador. Duas escolas que entram no circuito são do Subúrbio.
Depois de ter passado por mais de 10 escolas e instituições no mês passado, a circulação segue para o Colégio Estadual Luiz José de Oliveira (Fazenda Grande I), no dia 9; a Escola Estadual Raul Sá (Mussurunga), no dia 12; o Colégio Estadual de Plataforma (Plataforma), no dia 16; a Escola Municipal de Paripe (Paripe), no dia 19; o Odara – Instituto da Mulher Negra (Dois de Julho), no dia 24; e o Centro Comunitário Arenoso do Programa Corra pro Abraço (Arenoso), no dia 26.
O documentário é idealizado e dirigido por Lara Carvalho, que conduz em tela uma roda de conversa com pré-adolescentes que recentemente tiveram sua primeira menstruação.
“Acredito que o filme pode acolher muita gente pela leveza e pela naturalidade com a qual a gente fala de menstruação, um tema que ainda é tabu em muitas casas e que causa vergonha especialmente na fase da juventude”, resume Lara Carvalho, que defende que gostaria de ter podido assistir a um filme assim na sua adolescência.
“Lembro de querer falar para mim mesma, mais nova, que eu não precisava ter tanta vergonha. Que é natural menstruar, que é bom falar sobre, especialmente para conseguirmos acompanhar a nossa própria saúde e saber como falar sobre nosso próprio corpo”, completa a diretora.

Menarca
“Menarca” é uma coprodução Mulungu Realizações, Lua de Maré Produções e Giro Planejamento Cultural. O projeto de distribuição do filme, realizado pela Olhar Filmes, foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.
Instituições interessadas em agendar uma sessão do filme “Menarca” podem fazer solicitação pelo link e entrar neste circuito de promoção de educação íntima e sexual, oferecendo às suas comunidades mais conhecimento sobre o fenômeno biológico saudável e essencial à vida que é a menstruação.
Dados
Mais da metade da população mundial passa pela experiência da menstruação cerca de uma vez por mês. Uma pesquisa de 2017 do site Trocando Fraldas, realizada com 12.000 mulheres brasileiras, aponta que 45% delas declararam não conhecer seu ciclo, 59% não sabiam identificar seu período fértil e metade desconhecia que a gravidez só é possível na proximidade da ovulação. Em 2018, outra pesquisa, realizada pela Revista Capricho, indicou que 59% das jovens brasileiras se sentem menos confiantes durante o período menstrual e 70% se privam de realizar certas atividades por conta da menstruação.