Uma operação foi deflagrada no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, na noite deste sábado (26), contra os responsáveis por ordenar um ataque no Lobato, nesta madrugada.
As revistas simultâneas são realizadas em diversas celas de quatro unidades prisionais. As investigações apontam a articulação dos suspeitos com criminosos que incendiaram diversos veículos no Jardim Lobato.
Participam da operação policiais penais da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP), da Coordenação de Monitoração e Avaliação do Sistema Prisional (CMASP), policiais penais do serviço ordinário, Policia de Choque, Policiais do Batalhão de Guardas, policiais do Grupamento de Patrulhamento Aéreo (Graer).
Operação no Complexo Penitenciário da Mata Escura
— CORREIO SUBURBANO (@correiosuburbano.bsky.social) 2025-04-27T01:01:40.519Z
Pichações de facções
Após o ataque que deixou pelo menos cinco veículos atingidos pelas chamas, a Secretaria de Segurança Pública reforçou o policiamento na região. Ao longo do dia, a Polícia Civil apontou indicativo de autoria dos incêndios.
Delegados e investigadores foram ao local e cobriram as pichações de siglas de grupos criminosos com tinta preta.

“Com este ato deixamos clara a mensagem, de que os espaços públicos são das comunidades e do estado e é neste sentido que a Polícia Civil vai direcionar todos os seus recursos de inteligência policial e operacional”, afirmou o delegado-geral André Viana.
As ações da Polícia Civil acontecem de forma integrada com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), por meio do Departamento de Polícia Técnica (DPT), com a Polícia Militar, e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).