As obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador atingiram 18% de execução no trecho 1. A área compreende o trajeto entre a Estação da Calçada e a Ilha de São João – via Subúrbio. O governador Jerônimo Rodrigues fez mais uma visita técnica no local nesta segunda-feira (21), acompanhado pelo diretor de obras da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente.
“Estou visitando este trecho, o Lote 1, mas é importante destacar que já há obras em andamento nos outros trechos também. Esse foi o compromisso com a população do Subúrbio de entregar este lote primeiro. Enquanto avançamos rapidamente com as obras, ligando a Calçada a Ilha de São João”, disse Jerônimo Rodrigues no local.
De acordo com Lafuente, a obra já conta com 1,6 quilômetro de via permanente. “A gente está com uma meta extremamente dura e ousada de que a gente pode ter uma linha de teste até dezembro, de 2 a 4 quilômetros de extensão contínua para que esses trens rodem e testem durante um tempo antes da operação”, projetou.
O modal terá capacidade para transportar cerca de 100 mil passageiros por dia. Ao todo, o VLT contará com aproximadamente 36 quilômetros de extensão, distribuídos em 34 paradas no total, com um investimento em torno de R$ 5 bilhões.

Trechos
O projeto do VLT está organizado em três trechos distintos, sendo cada um deles executado por um consórcio diferente, o que permite o avanço simultâneo das obras. O Trecho 1, que vai de Ilha de São João até Calçada, possui uma extensão de cerca de 16,7 mil metros, com 17 paradas e a Estação Calçada, sendo conduzido pelo Consórcio Expresso Mobilidade Salvador.
Já o Trecho 2, que liga Paripe a Águas Claras, tem 9,2 mil metros de extensão e 8 paradas, com integração ao Sistema Metroviário de Salvador (SMSL), em Águas Claras, sendo executado pelo Consórcio VLT Lote 2.

Conectando Águas Claras ao bairro de Piatã, o Trecho 3, que abrange pouco mais de 10,5 mil metros e 9 paradas, com integração ao SMSL, no Bairro da Paz, está sob responsabilidade do Consórcio Bahia Atlântico. As obras realizadas em paralelo garantem a otimização do cronograma e o progresso contínuo de todas as etapas de implantação.
A expectativa é que o VLT gere cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos durante o pico das intervenções.