Alexandra Pessoa lança ‘Peixa Suburbana’, EP cheio de balanço e referências locais

O segundo lançamento do projeto Sons do Subúrbio apresenta ao público o EP “Peixa Suburbana”, da cantora e compositora Alexandra Pessoa.

As canções da artista passeiam pelos ritmos afro-baianos, soul, pop, MPB e as memórias da infância em Periperi, onde nasceu e cresceu, até sua vivência atual no [vizinho] bairro de Praia Grande.

“Quero ouvir esse álbum e lembrar sempre de onde eu vim, e que a gente tenha a possibilidade de contar uma história com liberdade, criando um universo de beleza, num lugar que só é visto pela vulnerabilidade e marginalidade”, diz Alexandra Pessoa.

As três faixas que compõem o EP são “Além do Corpo”, “Peixa Suburbana” e Sambaqui da Pedra Oca. Essa última – embalada por percussão marcante – é um passeio poético cheio de referências históricas do Subúrbio de Salvador antes mesmo (e depois) de ser Ferroviário.

“Cadê meu trem? Cadê meu trem, hein?”, questiona Alexandra Pessoa em um dos trechos da faixa.

Ouça o EP e outros trabalhos de Alexandra Pessoa no Spotify

O clipe de Peixa Suburbana

O videoclipe da música que dá nome ao EP foi lançado nesta sexta-feira (18). As imagens foram gravadas no terminal marítimo que liga os bairros de Plataforma e Ribeira; nas ruínas da antiga fábrica São Brás; na Igreja de Escada e em São Tomé de Paripe.

Sons do Subúrbio

Idealizado pela produtora cultural Edmilia Barros, que foi criada na região suburbana de Salvador, o projeto Sons do Subúrbio visa identificar talentos da nova cena na música baiana e promover o desenvolvimento desses artistas. A ideia é também ir contra os estigmas que assolam a região periférica, mostrando a rica diversidade cultural e de talentos musicais, que muitas vezes ficam esquecidos por não terem acesso a recursos e oportunidades para desenvolverem plenamente seu potencial.

O projeto tem patrocínio do Guaraná Antarctica e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Foto: Divulgação/Ana Julia Ribas (Alfazema Filmes)

Últimas publicações

Rolar para cima