O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que é considerado um marco histórico para a mobilidade de Salvador e Região Metropolitana (RMS), recebeu autorização para o início das obras em junho de 2024. Em julho, houve a oficialização da compra de equipamentos elétricos e 40 trens em parceria com o Governo do Mato Grosso. O VLT terá aproximadamente 37 km de extensão, com 34 paradas, além da Estação Calçada, sendo dividido em três trechos:
- Trecho 1: Ilha de São João – Calçada: 16,66 km;
- Trecho 2: Paripe – Águas Claras: 9,20 km;
- Trecho 3: Águas Claras – Piatã: 10,52 km.
O VLT será integrado física e operacionalmente com outros sistemas de transporte da cidade, incluindo o Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), em dois pontos: Águas Claras e Bairro da Paz.
Aquisição dos trens do estado de Mato Grosso: Os trens adquiridos do estado de Mato Grosso serão transportados para a fábrica da CAF, localizada em Hortolândia (SP), a partir deste mês de outubro, onde passarão por um processo de restabelecimento técnico e operacional, para posteriormente serem enviados a Salvador (BA), no segundo semestre de 2025, onde serão feitos os testes dinâmicos, comissionamento e emissão dos certificados de aceitação.
Edital do VLT
O novo Edital para a Implantação do VLT de Salvador foi lançado no dia 23 de julho de 2024. Foi aberta uma Licitação Presencial (nº 23.001 https://abre.ai/lGnG). Para a contratação integrada de empresa para a implantação do VLT de Salvador e Região Metropolitana, publicada em 27/12/2023. Os contratos foram assinados em 14 de junho de 2024, por lote:
Lote 1: Ilha de São João – Calçada
Consórcio vencedor: Expresso Mobilidade Salvador (ALYA/METRO/MPE) – Prazo de obras: 40 meses

Lote 2: Paripe – Águas Claras
Consórcio vencedor: VLT (CETENCO/AGIS/CONSBEM) – Prazo de obras: 50 meses

Lote 3: Águas Claras – Piatã
Consórcio vencedor: Bahia Atlântico (MOTA ENGIL/OHLA/MEIR) – Prazo de obras: 50 meses

Fonte: CTB