Imagens divulgadas pelo governo mostram serviço de revisão dos trens do VLT do Subúrbio

A Secretaria de Comunicação do governo estadual divulgou imagens da visita realizada pelo governador Jerônimo Rodrigues, na quarta-feira (19), na sede da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), em Hortolândia, no interior de São Paulo. A empresa é responsável pelo trabalho de revisão técnica e operacional dos trens que serão utilizados no VLT do Subúrbio de Salvador.

Engenheiros e técnicos em mecânica e elétrica trabalham na atualização dos trens, adquiridos do governo do Mato Grosso por cerca de R$ 820 milhões. O trabalho de revisão técnica consiste na checagem completa da carroceria, motores e parte interna das composições. Também faz a troca de peças de borracha, baterias, renova a pintura e testa todos os equipamentos mecânicos e elétricos, com a substituição do que for necessário.

O trem do VLT de Salvador é do tipo Urbos 100, considerado um dos melhores modelos do mundo devido à sua durabilidade, eficiência e conforto, com 1900 unidades espalhadas em mais de 50 cidades em países, como França, Itália, Inglaterra e EUA. O Urbos 100 foi lançado em 2008 e é fabricado, até hoje, pela CAF.

Cada composição é formada por 7 vagões, com duas cabines de comando nas extremidades, e 45 metros de comprimento, de ponta a ponta. Internamente, é dotada de assentos confortáveis e comportam 400 passageiros viajando a uma velocidade de até 80km/h, movidos à eletricidade.

Fotos: Thuane Maria/GOVBA

Cronograma

À medida em que cada composição fique pronta será enviada para Salvador. A previsão é de que os primeiros testes nos trilhos do Subúrbio sejam realizados no início de 2026. Das 40 composições adquiridas pelo Governo da Bahia, 14 já chegaram à fábrica, em Hortolândia. Os demais chegarão até o final deste ano. O Projeto do VLT do Subúrbio de Salvador já tem mais de 10% da obra executada e terá 36,4 quilômetros de trilhos.

Últimas publicações

Rolar para cima