O criador de conteúdo Luan Batista, mais conhecido como O Pest, usou as redes socias para denunciar ameaças de morte feitas por um grupo de ex-integrantes do elenco da série de “De Dentro da Favela”, sucesso no YouTube, onde tem mais de 1 milhão de inscritos. O audiovisual foi criado na região de Nova Constituinte, no Subúrbio de Salvador.
Em vídeo publicado no Instagram (veja aqui), o influenciador alerta: “Se acontecer alguma coisa comigo ou alguém de minha família vocês já sabem quem são os responsáveis”.
Segundo Luan, o grupo alega que não tinha ganho financeiro com o trabalho, contudo, o criador de conteúdo afirma que nunca houve promessa de retorno monetário.
“É necessário esclarecer que jamais houve qualquer promessa ou compromisso financeiro com os participantes do projeto. A participação sempre foi voluntária, e a única contrapartida oferecida foi a visibilidade proporcionada pela exposição na internet”, diz trecho da nota de esclarecimento divulgada pelo responsável pela série (Leia a íntegra mais abaixo).
Luan contou ainda que as ameaças também eram direcionadas a sua esposa e filha. A denúncia teve como base conversas de um grupo de WhastApp formado pelos ex-integrantes da série. O influenciador e familiares estariam com a rotina monitorada.
Ainda segundo Luan Batista, um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia e medidas judiciais estão sendo tomadas.
Confira abaixo a nota de esclarecimento:
“NOTA DE ESCLARECIMENTO
A equipe responsável pela série “O Pest”, veiculada no YouTube, vem a público esclarecer uma situação extremamente grave envolvendo seu criador e protagonista, Luanderson, conhecido artisticamente como “Oh Pest”.
Nos últimos dias, recebemos informações preocupantes sobre a articulação de um grupo de ex-participantes da série, que estariam planejando atentados contra a vida de Luanderson, além de iniciarem atos preparatórios para possíveis crimes contra sua honra e segurança. As motivações para tais ameaças estariam relacionadas ao fato de que o criador do projeto recebe repasses da plataforma (YouTube), sendo que a maior parte desses valores é reinvestida na própria série, enquanto esses ex-participantes não recebem remuneração financeira pelas gravações.
É necessário esclarecer que jamais houve qualquer promessa ou compromisso financeiro com os participantes do projeto. A participação sempre foi voluntária, e a única contrapartida oferecida foi a visibilidade proporcionada pela exposição na internet.
Diante dessas ameaças sérias e reais, um Boletim de Ocorrência já foi registrado, incluindo os nomes dos envolvidos e os detalhes dos fatos. As autoridades competentes foram acionadas, e medidas legais estão sendo adotadas para garantir a segurança de Luanderson e de sua família, que atualmente se encontra sob risco iminente. O direito fundamental de ir e vir do criador do projeto foi comprometido, tornando essa situação ainda mais grave.
Pedimos o apoio e a compreensão dos fãs e da mídia neste momento difícil. A integridade e a vida de um profissional estão sendo ameaçadas por motivos infundados, e não podemos permitir que essa situação passe despercebida.
Agradecemos a todos pelo suporte e reiteramos que a justiça será buscada para garantir que os responsáveis sejam devidamente punidos.
Atenciosamente,
Equipe “O Pest”