A população de Salvador vem enfrentando transtornos devido às chuvas intensas que caem na cidade desde o início da semana. Mais de 219 milímetros de volume pluviométrico foram registrados nas últimas 72 horas. O número já representa o dobro da média histórica do mês de novembro (108,2mm).
As principais vias da cidade apresentam congestionamentos por conta de pontos de alagamento. Em algumas localidades já choveu mais que o triplo da média histórica para o mês, a exemplo da Avenida San Martin (369 mm), Retiro (360 mm), Saboeiro (347 mm), Cabula (346 mm), Pau Miúdo (364 mm), Arenoso (339 mm) e São Gonçalo (339 mm). As informações são da Defesa Civil da capital (Codesal).
“O cenário do início dessa quarta-feira não é diferente. Nas últimas horas nós contabilizamos mais de 30 milímetros nos bairros da região norte, como Flamengo, Cassange, São Cristóvão e também do Subúrbio. O solo já está bastante encharcado. Já houve deslizamento de terra, nós já acionamos sirenes, já abrimos abrigos para recepcionar famílias nas áreas de risco e pedimos que a população fique atenta. Qualquer cenário que seja diferente do seu normal, se afaste, acione o 199 e aguarde a nossa chegada com engenheiros, arquitetos, geólogos para realizar a vistoria”, afirmou.
CHUVA CONTINUA
A previsão para esta quarta-feira (27) é de continuidade de chuvas moderadas a fortes com risco para alagamento e deslizamento de terra, segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).